segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

FREITAS ABENÇOA MARCELO

ILUSTRAÇÃO DE ZÉ DALMEIDA
Na engrenagem de propaganda ao candidato Marcelo Rebelo de Sousa, a tvi levou lá o Prof. Freitas do Amaral, a fazer o frete lamentável de elogiar o parceiro. Um tempo de Antena, à semelhança dos que havia antigamente. Não esperava, contudo, assistir a um procedimento pusilânime de Freitas do Amaral, onde, assumindo a postura de inspector pidesco disse desconhecer a vida (privada?política?) do Prof. Sampaio da Nóvoa, chegando ao ponto de insinuar que ele poderia estar em Tancos, no 25 de Novembro. A Pide ou a DGS, que é mais do tempo em que Freitas abençoava a ditadura, não fariam melhor. A "jornalista" poderia ter-lhe dito que até foi publicado, já durante a campanha, uma biografia (não oficial) do Prof. Sampaio da Nóvoa, com a fotografia do candidato na primeira página, que é um trabalho sério do jornalista Fernando Madaíl, como reconheceu, aliás, Pacheco Pereira que sublinhou o facto de isso nem sempre acontecer em biografias que andam por aí (a de Passos Coelho, por exemplo). Nesta campanha eleitoral não têm faltado à comunicação social a fabricação de acontecimentos de favorecimento do super-protegido Marcelo, tratado como um candidato que Deus tivesse enviado à "santa terrinha" (como dizia o Jorge de Sena) par redimir o comportamento político dos indígenas.
Tão indignado como eu, o meu amigo António Russo Dias colocou o seguinte comentário na sua página:
"Compreende-se o apoio de Freitas do Amaral a MRS. Ele próprio enumerou algumas razões como a antiguidade da amizade e os laços académicos e profissionais que os unem. "Esqueceu-se" de uma outra: ambos foram entusiásticos apoiantes do fascista Marcelo Caetano. Veremos agora quais serão os apoiantes dos outros nove candidatos que a seráfica locutora entrevistará a seguir".

1 comentário:

  1. A protecção e propaganda a MRS é um espectáculo indecoroso, vergonhoso, ou melhor, sem classificação.
    É acompanhado e apaparicado pelos jornais e pelas TVs, que até difundiram às molhadas a visita a uns bombeiros, onde teve o desplante de se apresentar de marmita para almoço. Fiteiro desavergonhado!
    Entretanto, leio, curiosamente no site "IOL-TVI24", esta notícia:

    "Sampaio da Nóvoa apresenta 40 mandatários das causas da candidatura
    Eduardo Lourenço, Gomes Canotilho, Pilar del Rio, António Arnaut e Vasco Lourenço estão entre os nomes apresentados pelo candidato à Presidência da República
    ..."

    Várias outras individualidades são citadas.
    Percorri todos os noticiários da tarde e da noite de todas as TVs, e como nada encontrei concluo que foi notícia sem interesse.

    Mas espero ver amanhã MRS numa qualquer visita, de muito interesse, certamente!

    ResponderEliminar