terça-feira, 6 de dezembro de 2016

ARNALDO SARAIVA FALA DOS ROSTOS DO CONHECIMENTO

Hoje, às 21h, tenho o honroso encargo de apresentar o Prof. Arnaldo Saraiva, que vem à Covilhã falar dos "Rostos do Conhecimento", concluindo um ciclo de conferências que a Câmara Municipal organizou. A sessão realiza-se na Associação dos Diabéticos da Serra da Estrela, no edifício que foi a Escola Frei Heitor Pinto, quando era Liceu.
Ouvir Arnaldo Saraiva é sempre o fascínio de descobrir coisas novas, alargar os horizontes do conhecimento, conversar sobre o fenómeno cultural como elemento essencial da vida. Autor de uma obra vastíssima, que cobre o ensaio, a poesia e também o cinema, a etnografia e a antropologia, premiado em Portugal e no estrangeiro pelo seu labor científico. É dele o mais importante estudo sobre o Modernismo Português e Brasileiro. Arnaldo Saraiva, que é natural do concelho da Covilhã, tem desdobrado a sua atenção pela investigação de literaturas marginais e marginalizadas, pelas vanguardas literárias, pela "literatura de cordel" portuguesa e brasileira. O Brasil tem sido, também, uma sua grande questão, passando lá grandes temporadas, realizando conferências e seminários nas mais importantes universidades. Tem, assim, prestado assinaláveis serviços a um aprofundamento concreto das relações culturais luso-brasileiras.
Nada do que é a raiz cultural da Beira (da música às festas populares) e da sua expressão identitária lhe é indiferente. Os rostos do conhecimento têm no seu saber um intérprete de grande qualidade. A sua vinda à Covilhã é um grande acontecimento cultural.

Sem comentários:

Enviar um comentário